712
Para muitos jovens,
Finsta é uma espécie de rebelião contra o mundo ilusório dos media, no qual se formam ideias completamente irrealistas de beleza e estilo de vida. Mas o que está por detrás disto?
Finsta: Uma abreviatura com pensamentos de protesto
A tendência Finsta é dirigida contra o mundo colocado das redes sociais – especialmente Instagram. Assim, o termo Finsta nasceu de um pensamento de protesto
- Finsta é uma palavra composta pelas palavras “fake” e “Instagram”. Refere-se a contas Instagram falsas, ou seja, segunda ou segunda contas secundárias para além da conta principal, que os jovens criam de si próprios.
- Diz-se que alguns jovens começaram a ideia depois de se cansarem de ver as fotos posadas e filtradas no Instagram.
- Nas contas secundárias, que na realidade são indesejáveis e por isso chamadas falsas, os jovens colocam fotografias que de outra forma dificilmente teriam publicado em plataformas em linha. Supostamente feias selam, fotos desfocadas, tentativas de cozinhar falhadas ou embaraços diários são partilhadas pelos jovens nas contas Finsta sem vergonha.
- O que muitas vezes pode estar mais próximo da realidade do que as fotografias habituais no Instagram, no entanto, só pode ser visto em contas publicadas em privado. Na maioria dos casos, os nomes de utilizador Finsta são frequentemente falsos (ou seja, não reais), afinal, normalmente apenas os amigos mais próximos devem encontrar e seguir a conta.
- Diz-se que a tendência é voltar à Essena O’Neill, a influente australiana. Em 2015, ela já tinha exprimido críticas ao mundo do faz-de-conta na Instagram e posteriormente eliminou o seu perfil.
- A tendência Finsta não tem nada a ver com contas falsas que algumas pessoas criam para espalhar as suas falsas verdades ou se envolvem em intimidação online.