713
Corrente directa e corrente alternada podem ser facilmente convertidas uma na outra, mas têm uma diferença essencial
Qual é a diferença entre corrente contínua e corrente alternada
Para várias aplicações e consumidores, é necessária uma corrente directa ou uma fonte de corrente alternada. Entre outras coisas, depende se o consumidor tem uma polaridade, ou seja, um pólo positivo e um pólo negativo.
- Corrente directa ou tensão directa – como o nome sugere – idealmente permanece sempre a mesma. Numa bateria de automóvel, por exemplo, deve haver sempre cerca de 12 volts entre os terminais positivos e negativos durante o funcionamento. Consequentemente, esta polaridade (pólo positivo e negativo) também deve ser observada para todos os consumidores ligados.
- Um exemplo de um consumidor de voltagem directa é um telemóvel. Este é normalmente carregado com 5 volts, por vezes também com 12 volts.
- AC, por outro lado, a tensão é sinusoidal. Isto significa que o valor da tensão oscila entre um valor máximo e um valor mínimo. Como exemplo, a tensão pode oscilar entre 10 volts e -10 volts.
- Uma outra variável importante da tensão alternada é a sua frequência. Isto determina a duração da oscilação. Quanto maior a frequência, mais rápida a oscilação.
- Como exemplo de uma fonte de tensão CA, pode tomar a rede eléctrica habitual. Aqui, aplicam-se na Alemanha uma frequência de 50 hertz e uma tensão máxima e mínima de 325 volts e -325 volts respectivamente. Consequentemente, a tensão entre as ligações das suas tomadas em casa oscila entre 325 volts e -325 volts 50 vezes num segundo.
- O valor de voltagem mais familiar de 230 volts na rede doméstica é o valor rms da voltagem. Isto corresponde ao valor da tensão se a mesma potência fosse fornecida por uma fonte de tensão contínua.
- Numa rede CA, não há portanto polaridade em dois terminais, uma vez que a polaridade nos dois terminais – no caso da rede eléctrica alemã – inverte 50 vezes por segundo.