802
A resposta à pergunta “Tudo de bom consigo?” muitas vezes não é fácil. Muitas pessoas interrogam-se se devem responder honestamente se tudo não está bem e quão elaborada pode ser a resposta. Seja como for, há várias maneiras de responder a esta pergunta.
“Tudo está bem consigo?”: Resposta à frase procurada
“Tudo de bom consigo?” é uma pergunta frequentemente feita por um patrão, colega, amigo ou mãe. Muitas vezes a expressão é usada como uma frase, só raramente o questionador espera uma resposta honesta e detalhada.
- O problema: “Está bem?” é uma pergunta fechada que só permite duas respostas: “Sim” ou “Não”. As pessoas estão relutantes em responder a estas últimas – especialmente ao seu patrão ou colegas. Assim, a resposta é formulada da forma mais vaga e positiva possível.
- O que deve dizer em resposta à frase? Isso depende inteiramente da situação e da relação com o autor da pergunta. Se estiver tudo bem ou se não quiser falar sobre problemas com o seu chefe ou alguém de quem não é tão próximo, pode responder “Está tudo bem”, “Sim e você?” ou “Sim, está tudo bem até agora”.
- Se quiser ser honesto, também pode responder que nem tudo é bom. Por exemplo, “O projecto está a custar-me muito tempo neste momento” ou “Estou aborrecido/estressado”. Neste caso, deixe que seja a pessoa com quem está a falar a decidir se está satisfeita com isto ou se pergunta o que se passa por interesse honesto.
- Pode, por outro lado, responder a uma pessoa de confiança honestamente e também com mais detalhes se não se sentir bem.